Você ama shih tzus, mas está na dúvida se deve adquirir um ou não. São cães lindos, fofos e amáveis, super companheiros, mas que exigem alguns cuidados especiais, próprios da raça. Vamos a algumas dicas para você que sonha em ter um cão dessa raça. São baseadas em experiências próprias e na de outros amigos pais de shih tzus:
Pelos
Shih Tzus são muito peludos e precisam de tosa constante. Se você não quer ter gastar dinheiro constantemente com tosa, melhor optar por um cão de pelo curto. O lado positivo é que o pelo comprido cai menos do que o pelo curto, o que facilita a limpeza da casa. Você pode deixar seu shih tzu com o pelo bem longo (assista ao vídeo), que exige escovação diária, ou curto (a chamada tosa bebê), cuja manutenção no dia a dia é bem mais fácil, mas exige uma frequência maior de tosas (entre um e dois meses de intervalo).
Cães de companhia
Shih Tzus se adaptam muito bem em apartamento pois são excelentes cães de companhia. Em resumo, vão ficar sempre perto de você, dormindo no seu pé ou brincando no mesmo cômodo onde você está. Porém, como todos os cães, eles precisam se exercitar um pouquinho. Dois passeios diários são ideias para manter a saúde física e mental. Eles amam passear.
Latidos
Não são cães que costumam latir. O Tango late apenas quando está brincando com seus brinquedos, mas é bem raro. Cada shih tzu tem suas peculiaridades, alguns latem pedindo comida, outros latem para acordar o dono, ou quando toca a campainha. São hábitos que variam de bicho para bicho.
Ficar sozinho em casa
Se acostumados desde pequenininhos, podem ficar muito bem sozinhos. Claro que o melhor para a vida deles é que tenham companhia, pode ser até um outro cão, mas podem se adaptar também como filhos únicos (hehehe). O Tango está super adaptado. Uma boa dica é sempre transformar o momento da sua saída de casa em um momento agradável. Antes de sair ofereça um petisco ou um biscoito ou espalhe biscoitos ou petiscos pela casa. Outra dica boa: deixe um brinquedo (desses de colocar comida dentro) cheio de ração ou de petiscos. Isso deixará seu bichinho ocupado e aliviará a ansiedade de separação. Ele fica até 'animado' na hora da sua saída.
Saiba de onde vem o seu shih tzu
Você é apaixonado por cães, como eu. Então, antes de comprar o seu shih tzu verifique as condições em que ele nasceu. O ideal é comprar o animal em um canil, onde você possa ver quem são os pais, como vivem. Sabemos da existência de muitas fábricas de cães que fazem com que os animais vivam em condições miseráveis. Se você decidir comprar o seu cão em uma pet shop, verifique qual é o canil onde ele nasceu. Então visite ou entre em contato com o Kennel Club do seu estado (
lista aqui) e se informe sobre o canil, se é cadastrado, está em dia com suas obrigações, se há registros de reclamações etc. Esse cuidado é fundamental. Cães de origem duvidosa podem desenvolver doenças genéticas justamente pela falta de cuidado do criador. Fique atento!
Xixi e cocô
Assim como todo filhote, os shih tzus, quando pequenos, têm dificuldade de controlar o xixi e o cocô. Pra piorar, os levadinhos costumam picotar em mil pedacinhos o jornal do pipi ou a fraldinha própria para isso. A dica é usar uma placa como a
Pipidollys, em que você põe o jornal por baixo de uma grade, onde ele pode fazer as necessidades e você pode lavá-lo depois. Para que ele aprenda o local certo, você vai ter que ter muita paciência. Nada de brigar ou bater no cão se ele fizer no lugar errado, pois ele pode ficar traumatizado e passar a 'segurar' o xixi. O certo é fazer MUITA festinha quando ele acerta (bata palmas, ofereça petiscos). Existem produtos à venda no mercado simulando o cheiro do xixi, que servem como atrativo para o local que você escolher. Alguns cães se recusam a fazer suas necessidades em casa e só fazem na rua (o caso do Tango). É uma sorte. E uma dica fundamental: nunca coloque o local do cocô próximo ao local da comida. Cães não fazem cocô no mesmo ambiente em que comem.
Artes da infância
Cães filhotes tendem a ser destrutivos. Há casos em que o cachorro chega a raspar e comer a parede (Tango fez isso!). Conheço um que tirou todo o rejunte do piso. Eles destroem vasos, roem móveis de madeira. Tudo isso é normal. Com os dentes em crescimento, eles recorrem a qualquer objeto para aliviar a coceira e também por curiosidade. Podem comer objetos (como meias - essa história eu conto melhor depois). Com um ano e meio eles melhoram 99% e você vai ter um cão bem mais educado e maduro em casa. Existem produtos 'repelentes' no mercado (apimentados ou com cheiro forte) que ajudam a afastar o cão. Mas, comigo, o que funcionou foi perfume (aprendi com uma adestradora que educou o Tango por um tempo). Colocando perfume nos locais que causam interesse ao cão acabam afastando o bicho, evita principalmente o xixi (mas limpe bem o local se ele já tiver feito xixi antes de colocar o perfume). Outra dica é oferecer brinquedos que ele possa roer para aliviar a coceira dos dentinhos e a ansiedade, criar atividades - espalhar biscoitos pela casa, brinquedos com petiscos - e outras estratégias que possam mantê-lo bem distraído.
Shih Tzus não são atletas
Última dica: não ache que você vai correr uma maratona com seu shih tzu. Por terem o focinho achatado (são
braquicefálicos), eles têm mais dificuldade de respirar do que cães de focinho longo. Por isso, não conseguem andar muito, não gostam de dias quentes, não gostam de andar sob o sol forte e ficam muito mais confortáveis em ambientes frescos e arejados (adoram um ar condicionado). Ou seja, se você quer um cão atleta para te acompanhar nas suas aventuras, melhor optar por outra raça.
Agora um vídeo que mostra por que os shih tzus são tão especiais (
apenas em inglês)