A história que dá nome a este post ocorreu em abril de 2010. Tango ainda era um bebê. Tinha quatro meses. Não era lindo?
Cheguei do trabalho e deixei a meia (de sapatilha) dentro do sapato, ambos no chão. Mãe de cão de primeira viagem, percebi que ele tinha pegado a meia pra brincar e briguei com ele: "Tango, larga isso!". Segundos após a bronca, ele engoliu a meia. Como era muito pequeno, pude vê-la descendo pela garganta dele.
Telefonei para a veterinária, Dra. Isabella, um anjo. Eu não tinha noção do risco que o Tango corria. Dra. Isabella disse que por ser muito novinho e muito pequeno, a meia não sairia no cocô, e, se fosse para o intestino, poderia ficar presa, e teríamos que operá-lo. A solução imediata seria espirrar na garganta dele um jato de água oxigenada 10 volumes. "Tem que ser 10 volumes" repetia Dra. Isabella.
Fiz o procedimento e, pouco tempo depois, o Tango vomitou a meia. Fiquei aliviada. Na época, Dra. Isabella disse 'Quando ele crescer melhora'. Tango nunca melhorou, sempre engoliu coisas que não devia. Em algumas poucas ocasiões tivemos de repetir o procedimento da água oxigenada. Mas é muito ruim para o cão. Deve ser feito com cuidado e sob a orientação do médico veterinário. O bicho fica enjoado, se sentindo mal. No geral, Tango acaba vomitando o que comeu de errado (e muitas vezes nem ficamos sabendo o que ele comeu), pois o organismo não consegue digerir e, como ele tem gastrite, vomita. É uma defesa natural do organismo dele.
O ideal é tomar MUITO, mas MUITO cuidado para não deixar ao alcance do bicho algo que possa lhe fazer mal. Tenha cuidado especial com objetos perfurantes, cortantes, pontiagudos, metálicos, clipes, agulhas, palitos de fósforo, palitos de dente, cotonetes, joias, bijuterias, pequenos brinquedos de criança, retalhos, qualquer coisa que possa gerar algum interesse. Tenho uma conhecida que perdeu seu cão porque ele engoliu um bico de mamadeira. Então, todo cuidado é pouco quando se tem um cão guloso.
Abaixo a lista de todas as coisas estranhas que o Tango já comeu:
- Meia
- Gaze
- Retalhos
- O próprio pelo após a escovação
- Algodão
- R$ 100,00 (duas notas de R$ 50,00)
- Tiras de Havaianas (umas três)
- Pedaços de brinquedos dele
- Caixa de papelão (várias)
- Papel higiênico
- Lenços de papel
- Pedaços de garrafas plásticas
Mais para a frente vou contar a história do Zico, que comeu uma moeda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário