Lançado no fim do ano passado no Brasil pelo laboratório MSD, o Bravecto prometia ser o primeiro medicamento oral capaz de matar pulgas e carrapatos em cães. Conheci o produto em um quiosque de demonstração na petshop que frequentamos.
Desconfiada sobre a eficácia e os perigos do medicamento, consultei a veterinária do Tango e ela disse que o produto era confiável e que não conhecia nenhum caso de reação ao medicamento entre seus pacientes. Em conversa com outro veterinário, ele disse que o remédio contém uma molécula nova, que tem se mostrado fatal para os carrapatos e pulgas. Ele acredita que no futuro os carrapatos possam ficar resistentes a essa molécula.
No começo do ano, devido ao clima quente do verão, o Tango estava pegando muitos carrapatos na rua. Com medo de uma doença mais grave, como a Doença do Carrapato, decidi dar o remédio a ele. O Tango não costuma reagir bem a medicações. Como ele tem gastrite, passa mal, vomita. Mas o Bravecto, que é palatável, não causou qualquer mal nenhum a ele. No dia seguinte, os carrapatos já começaram a aparecer mortos nos locais que ele frequenta da casa. Fiquei impressionada com a eficácia do produto. Apesar de ser palatável, o Tango não quis mastigar o remédio e tive que inserir goela abaixo...
A duração prometida para o medicamento é de 12 semanas (três meses). Mas, pela experiência que tive e de amigos que também deram o remédio para seus cães, os efeitos duraram até mais tempo.
Como a auto-medicação é perigosa para o homem, também é arriscado dar ao seu bicho um remédio novo sem a chancela de um especialista. Por isso, recomendo que você consulte o veterinário do seu bicho para saber se ele pode tomar. Pode ser que alguma doença que o cão tenha impeça o uso da medicação, ou que o uso concomitante com outros medicamentos possa fazer mal ao peludinho.
A conclusão que cheguei é que o produto é muito bom para quem sofre com infestações de carrapatos e pulgas. Também é super indicado para quem viaja com os animais para sítios, fazendas, cidades do interior, onde há muito carrapato, ou a presença de outros animais, como cavalos e vacas, que podem transmitir carrapatos e pulgas. Também ajuda a controlar o ambiente. Se você mora em casa e a sua casa está infestada, com a medicação os carrapatos vão morrendo aos poucos porque ele também elimina os ovos, quebrando o ciclo reprodutivo desse parasita. Assim, ajuda a controlar o ambiente e evitar doenças terríveis como a Doença do Carrapato. Lá em casa o Bravecto foi aprovado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário